A UEA Cidadã é uma ação multiprofissional da Universidade com a sociedade, que leva informações em saúde através da educação não formal, permitindo ações conjuntas de universitários com a comunidade, promovendo a melhoria da qualidade de vida, através de prevenção e promoção de cidadania.
O programa é desenvolvido principalmente por docentes e discentes da Escola Superior de Ciências da Saúde a partir da demanda da sociedade e integra ações multidisciplinares dos cursos de medicina, odontologia e enfermagem.
Os objetivos são:
Coordenação: Profª. Márcia Costa
Local: Escola Superior de Ciências da Saúde
E-mail: ueacidada@gmail.com
Contato: (92) 3611-4174
O programa Telessaúde representa uma ferramenta de assistência e educação com foco na melhoria da qualidade de vida das populações amazônicas e na economia e maximização de recursos financeiros do Sistema Único de Saúde - SUS. Tem como objetivo proporcionar apoio científico e especializado aos médicos, odontólogos, enfermeiros, técnicos, agentes comunitários de saúde e demais profissionais que atuam nas Equipes de Saúde da Família - ESF, nos pontos mais remotos do território brasileiro.
A implantação do Programa Nacional Telessaúde de Apoio à Atenção Primária à Saúde, ocorre em nove estados brasileiros e vem consolidando as ações de Telemedicina, Teleducação e Teleassistência no país.
Em 2004, foi criado o Núcleo Amazonas de Telessaúde / Pólo de Telemedicina da Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas - PTA/UEA. A partir desse momento, os profissionais que integram as equipes da ESF no Estado passaram a ser beneficiados por atividades de teleducação síncronas (videoconferências), por meio do sistema de comunicação via satélite.
Atualmente, 56 municípios amazonenses estão integrados ao sistema de Telessaúde do AM.
Os municípios integrados ao Telessaúde AM recebem um Kit composto por um computador, web câmera, máquina fotográfica, impressora, antena de comunicação via satélite (VSat) e mobiliário composto por mesa e cadeira. Além disso, os profissionais das redes municipais de saúde recebem treinamento específico para utilização das novas ferramentas de trabalho que permitem a realização de teleconsultorias, telecirurgias e ações de teleducação. Este sistema de comunicação, em particular, dispõe de link próprio provido por intranet satelital.
Os moradores de áreas remotas da região amazônica podem ter acesso a serviços de saúde de média e alta complexidade, nas áreas de dermatologia, psiquiatria, pediatria, cardiologia, urologia, clínica vascular, entre outras especialidades, por meio de teleconsultorias realizadas através de formulário eletrônico e webconferências. Em geral, o suporte chega através do sistema de prontuários eletrônicos do Telessaúde, disponível na internet, no site www.telessaudeam.org.br.
Coordenação Ao possibilitar a capacitação de profissionais que atuam em áreas remotas e o tratamento de pacientes à distância, é possível evitar gastos com tratamento fora de domicílio como deslocamento, estadia, alimentação e exames.
Coordenação: Prof. Cleinaldo de Almeida Costa
Local: Escola Superior de Ciências da Saúde
Informações:
Contato: (92) 3611-4174
Site do Programa Telessaúde
A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a partir do ano de 2005, firmou um convênio com o Instituto Arte na Escola (IAE) de São Paulo, no qual passou a fazer parte, como um Pólo, de uma Rede de universidades conveniadas em todo o Brasil. Em 2011, esse convênio foi reafirmado.
O Instituto Arte na Escola é uma organização social que, desde 1989, incentiva, reconhece e qualifica o ensino da arte por meio da formação continuada de professores do ensino básico, oferecidas pelas Universidades que constituem a Rede Arte na Escola. Esta Rede é formada por 50 Pólos presentes em 46 cidades de 22 estados brasileiros, unidos por um ideal: melhorar o ensino da arte no país, beneficiando anualmente cerca de 12.000 professores presencialmente e 28.000 virtualmente, atingindo os alunos do ensino básico e modalidades do EJA ¿ Educação de Jovens e Adultos.
Os programas de Educação Continuada são realizados tanto na sede do Instituto Arte na Escola, em São Paulo, quanto por meio das universidades conveniadas, que por sua ação atingem os sistemas públicos de ensino. Enquanto estratégia de trabalho, esses programas valorizam a incubação de projetos a partir de resultados advindos da avaliação dos mesmos e sua disseminação por meio de parcerias em rede.
A UEA como um Pólo da Rede Arte na Escola, promove:
Midiateca
A midiateca produz, distribui e comercializa materiais educacionais que subsidiam o professor na sua prática docente. Estes materiais podem ser encontrados nos Pólos da Rede Arte na Escola, no portal ou na Loja Virtual. Os principais materiais são:
Prêmio Arte na Escola Cidadã
O Prêmio Arte na Escola Cidadã reconhece e evidencia nacionalmente experiências educativas de qualidade no ensino da arte, valorizando professores de arte do ensino Infantil, Fundamental, Médio e EJA em todo o Brasil.
Coordenação Geral: Profª. Hirlandia Milon Neves,
Local: Escola Superior de Arte e Turismo
Informações:
E-mail: artenaescolauea@gmail.com
Contato: (92) 3878-4411
Blog do Programa Arte na Escola
Site do Programa Arte na Escola